Foto: Lucas Amorelli (Arquivo/Diário)
Com diversos serviços sendo afetados pela greve dos caminhoneiros, que chega ao sétimo dia, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) determinou que as estações rodoviárias gaúchas devem fazer o cancelamento e a remarcação das viagens intermunicipais de forma gratuita aos passageiros. A medida permanecerá vigente enquanto durar a greve. Entretanto, em Santa Maria, as empresas de ônibus informaram que, até o momento, nenhuma alteração foi realizada nas linhas intermunicipais.
:: Leia todas as notícias sobre a greve dos caminhoneiros ::
De acordo com o diretor-geral da rodoviária de Santa Maria, Jorge Alberto Aita, a situação do transporte intermunicipal segue sendo monitorada e, até o momento, o funcionamento permanece normal. A previsão é de que, pelo menos até terça-feira, não haja nenhuma redução nos horários. Depois disso, será feita uma nova avaliação, devido à necessidade de reabastecimento da frota.
- Talvez haja uma diminuição nos horários, caso os ônibus não consigam reabastecer com diesel, por conta dos caminhões que podem vir a ficar retidos nos pontos de protestos, mas isso ainda será revisto ao longo da semana - comentou Aita.
Nesta segunda-feira, apenas a Planalto informou que um dos horários de ônibus que faz a linha Santa Maria-Porto Alegre foi cancelado. As demais empresas não sofreram alterações.
Confira, abaixo, a situação dos ônibus até o momento:
PLANALTO
- Linha Santa Maria-Porto Alegre sofrerá alteração. O ônibus que sairia de Santa Maria, nesta segunda-feira, às 18h, foi cancelado. Os demais horários seguem sem alterações.
SANTA CRUZ
- Sem alterações
SÃO PEDRO
- Sem alterações
OURO E PRATA
- Sem alterações
TRANSPORTE COLETIVO
Mesmo com a suspensão das aulas da UFSM nesta segunda, os ônibus do Sistema Integrado Municipal (SIM) operam em horário especial desde a última sexta-feira. O Consórcio SIM mudou os planos para esta segunda-feira e decidiu operar com horários normais (de segunda) até as 8h30min, exceto nas linhas para o campus da UFSM, pois a universidade não terá aula. No início da manhã desta segunda, de acordo com os estoques de diesel, a situação será reavaliada para definir se haverá ou não redução de horários no restante do dia. Se houver redução, provavelmente serão adotados horários de domingo.
TRANSPORTE ESCOLAR
De acordo com a superintendência de comunicação da prefeitura, o transporte escolar, prestado por empresas terceirizadas, está garantido até quarta-feira. Portanto, nenhuma escola da rede municipal terá aulas suspensas ou alteração no horário de funcionamento.